Livro Publicidade para Igrejas


Recomendo, com algumas ressalvas, o livro "Publicidade para Igrejas" de autoria do diácono e publicitário Robson Rocha e do diácono e designer gráfico Rafael Paixão.

O livro é um guia prático e ilustrado para a criação de textos, folders, cartazes, boletins e com algumas idéias para quem trabalha na área de comunicação na Igreja.

Pontos positivos: O livro traz em seu bojo informações riquíssimas na teoria, por exemplo. "O que é comunicação", "Marketing não é propaganda", "Marketing na Igreja?", "Como adequar a mensagem ao público", "Como usar a internet a serviço do Reino" e "O que é design". Traz também algumas dicas sobre softwares, como utilizar fontes (tipos de letras) em diversas situações e atividades e etc.

Sugestão: Na nossa opinião, no livro faltaram dicas e orientações sobre web, devido que muitas igrejas estão aquém deste meio tão rico e barato. A nossa sugestão é que deveriam ser publicadas estas informações abaixo:
  • Quais os passos para montar um site;
  • Como fazer um site rápido e barato;
  • Como publicar o site na internet;
  • Quais as fontes (tipos de letras) mais utlizadas na internet;
  • Qual a quantidade de texto que deve ser apresentado ao internauta;
  • Como montar uma rádio e/ou tv on line;
  • Como deve ser a dinâmica de um site?
  • Como montar um blog gratuito na internet;
  • Quais públicos devo atingir?
  • Sugestões sobre como postar um vídeo na internet;
  • Que linguagem devo utilizar na web?
  • entre outras questões...
Também o livro poderia ter suas páginas totalmente coloridas, na parte 2, para que o leitor tivesse uma melhor visualização das imagens, dos modelos de anúncios, cartazes, textos, cartas, convites, boletins e projetos apresentados.

Todos nós sabemos que "a Internet é o único meio de informação, (...), cujo público está em plena ascensão, particularmente entre os jovens", afirma o estudo intitulado "The State of the News Media 2004", do Projeto para a Excelência no Jornalismo, da Universidade de Columbia (EUA). E a Igreja não pode estar fora deste meio, a Igreja que não investe em internet - ter um site, um blog, ou um espaço exclusivo dela - está deixando de "evangelizar", e segundo os autores deste livro, um site deve "evangelizar". O papel da Igreja na terra é cumprir o "ide de Jesus". Você concorda?

Nós estaremos neste blog trazendo estas informações que faltaram neste livro. Entendemos também que seriam muitas informações apenas para um livro. Mas sabemos que é necessário um livro como este no meio evangélico.

Não poderíamos de dar parabéns a CPAD e autores pela inciativa, com as ressalvas acima!

Texto: Pr. Márcio Batista
Foto: Pr. Márcio Batista (Foto da capa do livro)


______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista, diretor do Mídia Cristã,  de Florianópolis, SC, Brasil.

Você também irá gostar

3 comentários