Comunicação é tema do VI Fórum de Ciências Bíblicas


O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de junho de 2010, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP).

O Livro Sagrado e as variadas formas de comunicação e difusão de seu conteúdo no mundo atual serão o mote da sexta edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP). Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento terá como tema "Bíblia e Comunicação", contando com oito palestras apresentadas por especialistas no assunto, além de espaço para sessões de perguntas e respostas.

“É estimulante perceber que, a cada edição, o evento vem despertando um maior interesse no público que nos prestigia. Neste ano, o tema Comunicação, por sua atualidade, acarretará, com certeza, um estimulante debate em torno Sagradas Escrituras”, projeta Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB. As palestras abordarão desde o processo de atualização constante da tradução, passando pela utilização de meios de comunicação como rádio e TV, até manifestações virtuais e digitais do conteúdo bíblico.

Realizado tradicionalmente em junho, aniversário de fundação da SBB, o Fórum de Ciências Bíblicas é voltado a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.

Confira a programação completa:

10 de junho – quinta feira15h – Bíblia e Comunicação: O painel de introdução ao tema fará uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Além da tradicional compreensão sobre a comunicação entre Deus e os seres humanos, a palestrante abordará a capacidade e o desejo do homem em, desde sempre, comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita.

16h30 – A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçará um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio.

18h – A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia.

20h – Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra é mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observará, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte.

11 de junho - sexta-feira
15h – A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra pretende derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico.

16h30 – Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacará a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus.

18h – A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, serão tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia.

20h – A Bíblia e a Comunicação pela TV: A palestra vai expor, por meio de vídeos, a trajetória das Escrituras na TV desde os primórdios desse meio de comunicação até os documentários bíblicos mais recentes em canais como Discovery e National Geographic. Ao final, o palestrante pretende fazer um questionamento crítico sobre os formatos atuais de programas da Bíblia na televisão e seus resultados diante dos telespectadores cristãos.

Mais informações: (11) 3474-5813

Fonte: SBB
Referência: Disponível em: http://www.sbb.org.br/repositorio/releases/F%C3%B3rum%20de%20Ci%C3%AAncias%20B%C3%ADblicas.pdf. Acesso em: 08 de junho de 2010.
Foto: Dr Rudi Zimmer (Presidente SBB e SBU)

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Mídia Cristã e demais colaboradores".

Você também irá gostar

0 comentários