Poucos recursos para fazer um vídeo?


Os video makers profissionais não vão gostar destes conselhos, mas a realidade é que muitos ministérios de comunicação não têm verba e precisam fazer o melhor de seus poucos recursos. Se este é o seu caso fique tranquilo, é possível fazer coisas bem legais com a câmera do seu celular e o Windows MovieMaker.

Aqui estão alguns *exemplos de vídeos simples e bem feitos para te inspirar:

River of Life Church – Albany, N.Y.
Boundless Grace Baptist Church – Avoca, Ark.
Metro Church – Rogers, Ark.
Beaver Lake Baptist Church – Beaver Lake, Ark

Já está inspirado? Então veja 4 dicas para você fazer o mesmo na sua igreja:

A equipe é o mais importante
Sobre softwares, a verdade é que não importa muito o que você usa se a sua habilidade é de iniciante e o objetivo é criar um aviso de simples. O que importa é o que você tem disponível na vida real – e a criatividade! Você provavelmente não conseguirá imitar os efeitos que vê na televisão, ou em vídeos super produzidos, mas as limitações tendem a encorajar nossa parte criativa a trabalhar mais. Sente com a sua equipe, faça um brainstorm e esteja aberto para novidades. Não da para fazer comunicação sozinho! Uma pessoa não consegue ter boas ideias toda hora, mas um grupo sim! Quanto maior e mais diversificada for a sua equipe, melhores serão as ideias.

Aproveite o que é de graça
O avanço rápido das tecnologias nos obriga a pesquisar continuamente, principalmente se você trabalha com comunicação. As informações são infinitas, não entre na loucura de querer saber tudo sobre tudo, escolha os fóruns com maior participação, os blogs mais relevantes e sempre de uma passadinha por eles. Reserve tempo semanalmente para este tipo de pesquisa e nunca pare de aprender! Existem também centenas de sites que oferecem conteúdos grátis legalmente. Desde softwares, músicas, pequenos vídeos, motion grafics. Nós sempre damos algumas dicas legais aqui no blog, mas pesquisando no Google você pode achar muito mais! Estes recursos podem enriquecer seu vídeo e tirar aquela impressão de ‘fiz em casa’.

Planeje muito
Não importa se você está fazendo uma superprodução ou gravando com o seu celular, sem planejamento o trabalho será dobrado e dificilmente sairá algo realmente legal. Pense na luz do local, nos barulhos que podem ter – desde carros tocando funk ao zumbido do ar condicionado, repare se não há imagens ou movimentações no fundo que podem chamar mais atenção do que o que você está tentando mostrar com o vídeo. Para passar a mensagem com eficácia, você precisa evitar distrações sonoras e visuais, e para isto é preciso planejar bem todo o processo de gravação e edição.

Provoque interesse
Hollywood gasta milhões em produção para provocar o interesse das pessoas. Mas vídeos de gatinhos tomando banho alcançam o mesmo interesse no youtube, sem nenhum gasto com produção. Assim, o seu vídeo também pode ser interessante, mesmo com pouca verba. Para saber o que chamará a atenção das pessoas que você quer alcançar, primeiro você precisa conhecê-las. Qual a idade delas? Quais os interesses? O vídeo inspirativo usado para a reunião de senhoras, dificilmente terá o mesmo efeito em uma reunião de adolescentes. Aconselho fazer uma pesquisa – talvez em forma de quebra-gelo ou como  um questionário no facebook – para descobrir quais são os interesses do grupo para o qual você comunica: programas de tv, filmes, músicas, sites…

Autor: ATIQUE, Joice. 4 dicas para fazer bons vídeos com pouca verba. Disponível em https://sepaldigital.wordpress.com/2013/04/29/4-dicas-para-fazer-bons-videos-com-pouca-verba/. Acesso em 15 Fevereiro 2015.
*http://www.churchmarketingsucks.com
Foto: Mobile Journalism

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Mídia Cristã e demais colaboradores".

Postar um comentário

0 Comentários