Você tem dúvidas sobre CMYK?


Muitos ao mandar uma impressão para uma gráfica, não sabem dizer como deve ser impresso o arquivo quando se trata de cores, frente e verso. Vamos explicar o que significa os termos: 4×4, 4×1, 4×0, 1×1 e 1×0.

Se não é um profissional da indústria gráfica é muito provável que esteja fazendo contas de multiplicação, neste momento!

Se precisa encomendar a impressão do seu material gráfico, conheça alguns dos termos característicos desta indústria e assegure que não surgem dúvidas no momento de realizar a sua encomenda!

As cores de impressão
Para começar, é necessário saber que a impressão offset tem como base o sistema de cores CMYK – Azul, Magenta, Amarelo e Preto. Estas são as cores primárias que, depois, formam inúmeras outras cores, que permitem a impressão de Produtos de Marketing coloridos – mantendo a coerência visual em relação a outros elementos da marca, como o logotipo.

Mas então o que significam os números 4, 1 e 0?
O número "4" significa impressão a Cores e, para simbolizar o contrário, existe o número "1", que representa a impressão a Preto e Branco. O número "0" traduz a ausência de impressão, ou seja, significa que um dos lados do produto fica vazio.

Foto: 360imprimir

4×4, 4×1, 4×0?
A combinação de dois números representa os dois lados dos produtos. Por exemplo:
- 4×4, significa impressão a Cores em ambas as faces.
- Por outro lado, 4×1 significa que o material gráfico será impresso a Cores num dos lados, sendo que o outro terá impressão a Preto e Branco – esta é a opção menos comum!
- O termo 4×0 revela que o produto será impresso a Cores de um dos lados, ficando o outro em Branco.

Foto: 360imprimir

1×1 e 1×0
Além das combinações mencionadas anteriormente, também existem outras opções.
- O termo 1×1 significa impressão a Preto e Branco em ambos os lados e,
- 1×0 quer dizer que o produto é impresso a Preto e Branco na parte da frente, ficando o verso vazio.

Fonte: Blog 360imprimir
Adaptação: Márcio Batista




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).