Motivos para fazer Curso de Rádio


Se você está pensando em seguir uma carreira como locutor, o primeiro passo é se profissionalizar para ampliar suas chances nesta área. E, para isso, um curso de locução é uma ótima opção.

Além de te ensinar mais sobre esta profissão, ajudando você a se familiarizar com o meio, há outros motivos que mostram a importância de apostar em um curso.

Se você está na dúvida sobre fazer ou não um curso de locução, listamos aqui sete motivos para ajudá-lo. Confira:

1 – Fazer um curso de locução garante uma formação prática
Um dos principais motivos para fazer um curso de locução é o fato da formação ter uma característica mais prática. Isso acontece porque, no Brasil, não há uma graduação específica para formar locutores. Por isso, o caminho para quem quer entrar na área é apostar em uma formação técnica.

Diferentemente da graduação, que tende a ser mais teórica, a formação técnica é focada em ensinar o “como se faz”. Dessa forma, fazendo um curso de locução você vai ser capaz de saber exatamente o que precisa fazer ao invés de apenas estudar a teoria de como deve ser feito.

Claro que a formação técnica não substitui a experiência no mundo do trabalho em si. No entanto, ela é perfeita para garantir uma boa base na hora de colocar a mão na massa.

2 – Fazer um curso de locução garante uma formação rápida
A formação técnica é bem mais rápida do que graduação ou a famosa “faculdade”. Ao invés de levar quatro ou cinco anos para ter seu diploma, a formação técnica permite que você se torne um profissional na área em menos tempo.

No caso de um curso técnico, o tempo para ser oficialmente um locutor é de um ano e meio. Agora, caso você encontre alguma opção do curso na modalidade tecnóloga, a duração pode variar de dois a três anos.

Dessa forma, além de realmente aprender o ofício de locutor na prática, você ainda estará apto em um tempo menor.

3 – O mercado de atuação para um locutor é amplo
Outra vantagem de fazer um curso de locução é a possibilidade de encontrar trabalho em diferentes lugares. O mercado de atuação é bastante diversificado e, por conta disso, um locutor pode atuar tanto em rádios como em eventos ou até mesmo gravando comerciais.

Veja a seguir as opções de trabalho para um locutor:
– Radialista;
– Mestre de cerimônias;
– Locuções em eventos;
– Narração de aulas;
– Narração de vídeos;
– Avisos sonoros para empresas;
– Entre outras.

Por isso, investir em um curso de locução vai permitir que você encontre trabalho nos mais diferentes lugares.

4 – O curso de locução ajuda você a empreender
Como há várias opções de trabalho neste ramo, uma delas envolve inclusive o empreendedorismo. Com o auxílio da internet, fazer um curso de locução pode ajudar você a ser um profissional autônomo.

Em tese, qualquer negócio pode gerar uma possibilidade de emprego para um locutor. Isso porque, hoje em dia, muitas empresas apostam na divulgação de suas marcas por meio dos diferentes veículos de comunicação, sendo o rádio e o vídeo alguns exemplos. Por conta disso, o locutor pode ser a voz por trás de uma animação ou até mesmo narrar comerciais e outras peças publicitárias.

Porém, as oportunidades se ampliam ao ponto do próprio locutor poder criar sua vaga de trabalho. Seja através de um podcast, uma web rádio ou até mesmo narrando um produto que ele próprio queira comercializar.

As opções são diversas e um curso de locutor ajuda você não apenas a se profissionalizar, mas também a aumentar seus conhecimentos em relação ao negócio.

5 – Ser locutor exige mais que talento ou dom
Apostar em um curso de locução vai te ajudar a perceber que é necessário bem mais do que apenas ter uma boa voz.

Para se dar bem na área, seja procurando por uma oportunidade de emprego ou empreendendo, dominar  técnica por trás da profissão é essencial. Não basta apenas ter uma voz cativante, é precisa saber usá-la.

O curso pode ajudar bastante nesse sentido, ensinando técnicas de respiração e de utilização da voz. Além disso, aprender com a experiência de outros profissionais também pode ajudar você a ser um locutor melhor e, ainda, garantir dicas valiosas para usar no dia a dia.

6 – Você vai poder cativar fãs
Há décadas o rádio vem sendo utilizado como um veículo de comunicação que leva informação e entretenimento ao público. Seja por meio de notícias, músicas, entrevistas ou até mesmo através da narração de eventos, ela é capaz de criar uma proximidade com seus ouvintes.

Por conta dessa relação que é estabelecida, as pessoas realmente se identificam e nutrem admiração; em muitos casos, viram até fã. E isso não acontece apenas em rádios. Programas de podcasts e até mesmo comerciais são capazes de gerar essa proximidade.

Por isso, o curso de locução pode ensinar você a ser um bom profissional e, dessa forma, sua voz será marcante, cativando as pessoas que a ouvirem.

7 – Possibilidade de interagir com as pessoas
Uma outra vantagem de apostar em uma formação como locutor é a possibilidade de poder interagir com as pessoas. No caso de um apresentador de programa de rádio, por exemplo, há toda uma infraestrutura que permite a comunicação com os ouvintes.

No caso de você investir em um negócio próprio, como uma rádio online ou um podcast, essa interação pode acontecer por meio das redes sociais.

Mas, independentemente do lugar em que essa interação for feita, uma coisa é certa: a possibilidade de ter um retorno de quem dedica tempo para escutar o que você tem a dizer pode trazer experiências incríveis e marcantes.

E o curso pode ajudar você a ser um profissional que domina bem esses momentos em que as coisas “fogem do script”.

Além desses 7 motivos para fazer um curso de locução que listamos aqui, é bom lembrar que buscar uma profissionalização é sempre uma forma de se manter atualizado e, assim, garantir mais oportunidades na área.

Por Equipe BRLOGIC
7 motivos para fazer um curso de locução. Disponível em: https://www.brlogic.com/blog/7-motivos-para-fazer-um-curso-de-locucao/. Acesso em: 2 de janeiro de 2018.




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).