O que é um podcast?


O que é um podcast? E como ele pode expandir o alcance da sua rádio?

Há pouco mais de 10 anos, quando o podcast começou a se popularizar no país, o jeito mais fácil de explicar para um leigo o que é exatamente um podcast era: “é como um programa de rádio, só que na internet”. Trazendo uma definição mais técnica: podcast é uma série episódica de arquivos de mídia que podem ser baixados. O termo surgiu nos EUA, em 2004, da junção das palavras iPod (player de MP3 mais popular da época) e broadcast (transmissão de rádio ou TV).

Irmãos.com
No Brasil, no meio evangélico, o podcast mais conhecido e praticamente o precursor nesta area em nossa nação é Irmãos.com, que atuam há mais de 19 anos, iniciando suas atividades em Abril de 1998 com modestas páginas que visavam apenas divulgar eventos da igreja onde seu idealizador, Paulinho Degaspari, se reunia, no entanto ele viu a possibilidade de expandir a visão e, com a aprovação de Deus e a ajuda de muitos colaboradores, transformou a simples “homepage” num grande portal de artigos, podcasts, notícias e variedades.

BiboTalk
Conhecemos e indicamos também BiboTalk do amigo e teólogo Rodrigo de Aquino, este podcast surgiu em abril de 2011 depois que o Bibo saiu da rádio 107,5 FM onde apresentava o programa Metanoia e Formula 3 e 16 que trazia teologia sem rodeios regada a muita descontração voltado para o público jovem. Ao anunciar a saída, ouvintes entraram em contato dizendo que essa obra não podia parar, afinal, o programa era também disponibilizado na internet como podcast, tendo na época, uma média de 70 downloads por episódio. Hoje, são milhares de acessos mensais.

OneClickRadio
Outro podcast que indicamos é One Click Radio com Pr Edson Bruno. Um profissional que conhecemos desde 1996. Pastor, comunicador, escritor e músico, formou a programação de várias emissoras de rádio no Brasil e exterior, foi produtor de Charles Swindoll para o Ministério Insight for Living, bem como sua voz em português no programa “Razões”. Nos EUA atuou na Christian Voice (Voz Cristã) uma emissora internacional via Ondas Curtas e Satélite durante mais de 5 anos. Agora, dedica-se exclusivamente a produção e distribuição do programa “Desfrute Deus” para todo Brasil, bem como o boletim diário de notícias Giro 180. O programa Desfrute Deus já é retransmitido por mais de 100 Rádios FMs e Web Rádios em todo Brasil e fora dele. É um comunicador visionário, que entende de cosmovisão cristã - um assunto que iremos abordar em breve em nosso blog.

Podosfera
De lá pra cá a chamada “podosfera” cresceu não só em número mas em variedade de podcasts diários, semanais, mensais ou sem qualquer regularidade. O formato também se popularizou bastante porque, antes do streaming se popularizar, nem todo mundo tinha fácil acesso às altas velocidades da internet banda-larga. Por isso, baixar um podcast para ouvir nos celulares e MP3 players era  muito mais fácil. Prática que perde cada vez mais espaço já que hoje em dia é muito mais fácil simplesmente “dar um play”.

Temas
Com possibilidades infinitas de temas, os podcasts podem ser educativos, informativos, humorísticos ou de qualquer tipo. E quanto à duração? Desde bate-papos rápidos de cinco, dez, quinze minutos até profundas discussões de duas, três, quatro horas.

Como dá para perceber, um podcast não é limitado por definições de frequência, duração ou temática. Muita gente encara ele como um blog, que também não precisa se prender a nenhuma destas categorias. Mas isso não significa que estes aspectos não vão afetar o produto final. Se você lança um podcast a cada dois meses fica bem fácil de ser esquecido na imensidão da rede. E se o tema é chato, a edição não é boa ou a conversa não anda é bem possível que os ouvintes desistam na metade.

No caso de quem já possui uma rádio, contudo, o contexto muda. Há quem erroneamente pense que uma mídia naturalmente acabe concorrendo com a outra, mas o que acontece é justamente o contrário: Elas se complementam. Isso acontece justamente por causa das diferenças entre um programa comum de rádio e um podcast previamente gravado e editado. Enquanto um programa de rádio se destaca pela instantaneidade e a possibilidade de uma programação ao vivo, um podcast traz muito mais preparação antes de seu lançamento, então vale a pena apostar nesta característica.

Segmentos
Sabemos também que uma programação recheada de programetes traz e ganha muita audiência. Uma emissora modelo para o Brasil é a CBN, em sua programação a cada meia hora há um convidado com um tema (programete) para os ouvintes. No meio evangélico é a Transmundial que além de trazer em sua programação excelentes programetes, oferece a emissoras parceiras. Em sua programação há o conhecido programa Rota 66 de Luiz Sayão. Indicamos a AMB Rádio Produções, onde postamos gratuitamente nossos serviços e de parceiros para download.

Aplique-se
Identifique como os pontos fortes (aprofundamento nos temas, edição do áudio e possibilidade de gravar com antecedência) podem ser aplicados na sua rádio. Se interessa em explorar ao máximo este recurso? Nós temos algumas ideias:
- Se você entrevistou alguém e o papo foi longe, pode passar uma parte da entrevista na programação e disponibilizá-la na integra em forma de podcast.
- Se a rádio é educativa, um podcast é a maneira ideal de aprofundar um tema complexo.
- Não importa o tema, o podcast é o melhor lugar para um debate estilo mesa redonda mais profundo e sem interrupções.
- Não se prenda, aproveite a liberdade que o meio traz, mas não use isso como desculpa para qualquer coisa. As possibilidades são muitas, mas é sempre importante ressaltar que o podcast perde a instantaneidade do ao vivo, então use-o com parcimônia.

Por Equipe BRLogic
SESERING, Vicent. O que é um podcast? E como ele pode expandir o alcance da sua rádio. Disponivel em: https://www.brlogic.com/blog/o-que-e-um-podcast-e-como-ele-pode-expandir-o-alcance-da-sua-radio/. Acesso em: 2 de janeiro de 2018.




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários