FanPage para sua Rádio


Você sabia que em uma FanPage no Facebook você pode compartilhar as ideias e dicas de sua programação? Isso mesmo! Seguem aqui 5 motivos para criar uma página no Facebook para sua rádio. Você poderá impulsionar as publicações utilizando todas as ferramentas comerciais do facebook: público, faixa etária, localização e etc.

Hoje em dia é bem difícil encontrar uma empresa que não tenha um site. E no caso das rádios não é diferente. No entanto, os tempos mudam, novas tecnologias chegam e as empresas precisam se modernizar.

Facebook
E uma das características dos novos tempos é o Facebook. Pessoas de todo o mundo têm um perfil nessa rede social e, por meio das fanpages, as empresas também conseguem se inserir nela.

Por isso, se sua web rádio ainda está fora do Facebook, confira 5 motivos que vão convencer você a criar um perfil para sua empresa.

1. Todo mundo está no Facebook
Falando assim parece exagero, não é mesmo? Você deve estar se perguntando: será que todo mundo está no Facebook? Antes de chegar a alguma conclusão, confira alguns dados atualizados sobre essa rede social:

– O Facebook tem 1,19 bilhão de usuários em todo o mundo;
– Só no Brasil, são 99 milhões de contas ativas. Isso significa que oito em cada 10 brasileiros que acessam a internet têm uma conta no Facebook;
– Um grande percentual dessas pessoas ouve rádio. E podem se tornar ouvintes da sua rádio especificamente;
– E por último: não é por acaso que marcas presentes no Facebook comprovam um aumento de sua visibilidade e reconhecimento em até 80%. Sabe por quê? Porque todo muno realmente está no Facebook.

Por isso, se você ainda tinha alguma dúvida sobre o alcance do Facebook, dê uma boa olhada nos dados acima.

2. O Facebook leva sua rádio além dos seus próprios limites
Quando uma estação de rádio cria uma página no Facebook, sua programação pode ser transmitida ao vivo na própria página. É por isso que a rede social é um canal multiplicador para a rádio.

Uma das maneiras de permitir aos seguidores escutarem sua rádio através do Facebook é utilizar nosso aplicativo de Páginas do Facebook, que permite adicionar o player da sua rádio em uma aba, dentro da sua página. Aprenda a configurá-lo em sua página, clicando aqui.

Quem curte a página de uma rádio pode optar por receber atualizações da estação para saber quais são as últimas novidades.

Além disso, muitas rádios postam vídeos de seus locutores em suas páginas de Facebook. Isso é vantajoso pelos seguintes motivos:

– Permite agregar imagem ao formato tradicional da rádio, indo um passo além do que essa mídia permite;
– Permite agregar a interatividade através da participação do público por meio da página do Facebook ao vivo.

Ou seja, com o Facebook, a rádio adquire imagem. E não é só isso. Páginas de estações de rádio já ativas na rede social também se beneficiam de recursos como:

– Postagem de fotos de eventos patrocinados;
– Postagem de informações sobre os locutores;
– Postagem de fotos de visitas de artistas à rádio;
– Postagem de fotos de pessoas famosas entrevistadas;
– Postagem de fotos de vencedores de promoções da rádio.

Além disso, essa rede social também pode ser usada para divulgar eventos da rádio, lançamentos e promoções.

Uma outra possibilidade do Facebook é a de criar uma comunidades de ouvintes da rádio em grupos. Diretamente conectados à página oficial de uma estação de rádio, essas pessoas se sentirão integradas ao trabalho da rádio.

3. O Facebook vai ajudar sua estação de rádio a melhorar todo dia
Devido a sua natureza interativa, essa rede social vai permitir que os ouvintes participem ativamente das transmissões de sua rádio. Essas participações podem ser do seguinte tipo:

– Sugestões: seja de artistas que os seguidores desejam ouvir ou até mesmo de temas do momento;
– Reclamações: sobre algo que os ouvintes queiram que a rádio melhore;
– Elogios: se a rádio passar por mudanças ou fizer algo novo, por meio do Facebook será possível receber o feedback do público;
– Avaliação: O Facebook permite que as pessoas que curtem a página avaliem a marca ou empresa com estrelas.

Todas essas informações podem e devem ser levadas em conta na concepção de cada programa diariamente, de modo a tornar sua rádio cada vez mais adequada ao gosto do público, gerando fidelização.

4. O Facebook transforma seguidores em fãs e divulgadores da sua rádio
O Facebook permite que os usuários compartilhem posts de seu interesse. Isso significa que, quando uma pessoa vê algo que considera de valor, seja por diversão, informação ou qualquer outro motivo, ela possa compartilhar com seus amigos.

Quando um conteúdo é compartilhado, chega até pessoas conectadas entre si pela rede social. Isso cria um efeito de viralização que leva as mensagens a um grande de número pessoas. Esse efeito pode ser de extrema utilidade para uma rádio. Veja os motivos:

– Apresenta a rádio às pessoas que ainda não a conhecem;
– Divulga a programação da rádio, atraindo a audiência de pessoas que já são ouvintes e de ouvintes em potencial;
– Divulga a própria existência da página da rádio no Facebook, que poderá ser curtida e seguida pelos interessados;
– Divulga promoções que podem servir para fidelizar ainda mais os ouvintes ou para atrair novos.

5 – O Facebook permite que você anuncie sua rádio para o público-alvo de seu interesse
Como se não bastassem os seguidores que divulgam seus posts por gostarem do conteúdo, o Facebook ainda permite que você faça posts pagos.

Anunciar sua estação de rádio no Facebook por meio de posts pagos é uma boa ideia. Isso porque os anúncios podem ser direcionados por cidade, sexo, faixa etária e outros critérios de seu interesse. Assim, você poderá dirigir uma mensagem certa a um segmento específico.

Além disso, 49% das empresas que anunciam no Facebook apresentam retorno de investimento de 5 vezes ou mais. E, ainda, os anúncios feitos pelo Facebook têm um custo 35% menor do que a média das outras mídias online com a mesma abrangência.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais sua rádio precisa ter um perfil nessa rede social. Ao usá-la, no dia a dia, você irá perceber mais vantagens que ela trará, de acordo com a interação e feedback dos ouvintes.

Se você não tem ainda uma FanPage no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/pages/create
Se você já tem um perfil para sua rádio, compartilhe com a gente quais vantagens que teve com o Facebook até agora.

Por Equipe BRLogic
5 motivos para criar uma página no Facebook para sua rádio. Disponivel em: https://www.brlogic.com/blog/5-motivos-para-criar-uma-pagina-no-facebook-para-sua-radio/. Acesso em: 2 de janeiro de 2018.




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários