A comunicação nas igrejas


Ao navegar na internet, sempre estamos à procura de artigos que venham contribuir com nosso site "Mídia Cristã". Encontrei o blog de Vinicius Gouveia que trata sobre "Arte e Paixão". Acompanhe abaixo o artigo dele sobre o título supra citado "A comunicação nas igrejas".

Nesta semana, tive uma conversa muito interessante com um líder de uma igreja evangélica, pode parecer estranho, mas estávamos falando exatamente sobre o papel da comunicação nas igrejas. 
Aqui, não irei entrar no mérito das questões filosóficas e de princípios religiosos ou eclesiásticos, mas sim, na questão fundamental que é a igreja enquanto organização e a comunicação organizacional que se faz necessária, principalmente nos dias de hoje em seus mais diversos clientes internos e externos.
Qualquer organização seja ela privada, pública ou de terceiro setor, ao definir sua estratégia competitiva, sua missão e seus objetivos podem definir abordagens de melhorias contínuas e a utilização dos conceitos de gestão da qualidade e de processos. Desta forma, os benefícios para a instituição serão obtidos ao longo de algum tempo.
Se partirmos pelo princípios mercadológicos da aplicação da gestão de qualidade, processos, melhorias e de gestão organizacional, também podem ser aplicados nas igrejas e no terceiro setor. Hoje, é possível realizarmos um benchmarking, como uma ferramenta de busca contínua das melhores práticas de gestão interna e externa de uma igreja.
Mas para isso é necessário ter a compreensão do “negócio”, seus objetivos na relação com o mercado, clientes (membros da igreja) e competidores, assim como com o ambiente político e social. 
Também é necessário compreender o processo de comunicação em sua totalidade, garantindo o entendimento das mensagens pelos demais membros da igreja. Capacidade de expressar ideias de modo claro, utilizando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação.
A comunicação pode e deve contribuir em uma igreja, seja para ações de comunicação interna como a comunicação externa. Utilizar redes sociais e canais de comunicação on line para propagar o evangelho é fundamental nos dias de hoje, mas para todas as ações é necessário fazer sentido e estar alinhado com o objetivo e missão principal de cada igreja e principalmente com os membros, líderes e pastores.

Por Pr Márcio Batista
Referencia Bibliográfica: GOUVEIA, Vinicius. A comunicação nas igrejas. Disponível em https://vagouveia.wordpress.com/2010/11/21/a-comunicacao-nas-igrejas/. Acesso em 03 Março 2016.
Foto: Christian Ministries Church




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários