Como fazer uma rádio-novela cristã


A década de 70 e 80 foi o auge das rádio-novelas em nosso país, algumas denominações proibiam seus membros de ouvir rádio, devido a este tipo de segmento na programação. Traziam efeitos sonoros, os diálogos, e trilhas sonoras que chamavam a atenção dos ouvintes, fazendo-os "viajar" juntos com os personagens.

Os tempos mudaram, e hoje as novelas estão na televisão, outras, são chamadas de seriados, e cativam uma grande audiência, seja através da TV, como pela internet, através dos vídeos "on demand" - vídeos disponibilizados para assistir a qualquer hora do dia.

Atualmente, não se ouve mais este tipo de segmento nas rádios, praticamente é nulo. Agências de publicidade têm investido neste tipo de atividade e os marqueteiros políticos usam muito rádio-novelas nos programas políticos em anos eleitorais.

Já no meio cristão, em emissoras de rádio e programações, dificilmente há a veiculação de rádio-novelas, mas, esta é uma grande ferramenta de evangelização e que atrai a atenção dos ouvintes.

Como produzir uma rádio-novela

Em uma rádio-novela deve-se preparar um roteiro, por exemplo:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Um dia sem fim
Personagens: Narrador, Elza (Mãe de Lucy), Lucy (Filha), Soldado alemão.
Efeitos sonoros: Natureza, Caminhão, Cozinha, Amassando pão, Forno a lenha (fora de casa), Soldados.
Trilha sonora: Easy Listening, Drama, Ação, Suspense.

*(Trilha sonora: Easy sotf)
Narrador: O lugar era um vilarejo da Holanda. (efeitos sonoros: natureza)
As expectativas para Lucy de 17 anos, não eram as melhores naqueles dias em 1943. Pioraram quando o ronco daquele velho caminhão Mercedes-Benz pode ser ouvido por ela e por quem estivesse em casa naquela terça-feira. (efeitos sonoros: caminhão aproximando-se)
A mãe, estava amassando e batendo o pão. (efeitos sonoros: amassando pão e batendo a massa)
Pretendia logo colocá-los para assar no forno a lenha que ficava fora de casa. Elza, apesar de viver na Holanda por muitos anos, ainda carregava o velho sotaque do idioma alemão.

Elza (Mãe de Lucy): Será que o forno está quente o suficiente filha? (sempre com sotaque alemão)
Lucy: Como mãe?
Elza: O forno, será que está quente o suficiente?
Lucy: A sim, vou lá vê-lo imediatamente mama. (efeitos sonoros: passos até fora de casa, porta abrindo)
Elza: Danke schön filha!
Lucy volta para dentro da cozinha e diz: Mama, está bem quente. Pode colocar os pães para assar. (efeitos sonoros: passos para dentro de casa, porta fechando)
Elza: Vamos lá.

*(Trilha sonora: Suspense)
Enquanto isso o caminhão Mercedes-Benz se aproxima. (efeitos sonoros: caminhão encostando)
Soldados alemães pulam da carroceria e gritam: é hoje - isso mesmo - é fim para eles e começo para nós. (efeitos sonoros: soldados falando, pulando do caminhão e marchando)

*(Trilha sonora: Ação Suspense)
Soldado alemão irado e sarcástico: Judeus miseráveis. Hoje só sairemos daqui quando todos vocês tiverem embarcado... para o inferno... hahahahaha

*(Trilha sonora: Drama)
Lucy: Mama acho que o nosso temível momento chegou. Só não quero que me separem de você mama.
Elza: Ah! Filha. Eu não suportaria perder você também. Primeiro foi o papa. Deus vai nos deixar juntas até o fim.

*(Trilha sonora: Ação)
Narrador:  E assim, o caminhão parte rumo aos temíveis campos de concentração nazista.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para captar (gravar) as falas e efeitos sonoros, pode-se usar um gravador de mão (estéreo) de boa qualidade, por exemplo: um Tascam DR5. As trilhas sonoras podem ser baixadas no site: Free Play Music. Um software bom para edição da rádio-novela, recomenda-se o Adobe Audition.

Pronto! Deus abençoe seus futuros projetos de evangelização e que muitas almas sejam salvas, em nome de Jesus!

Obs.: A história é de autoria do pastor Edson Bruno Zilse. Entregue ao pastor Márcio Batista na Faculdade de Teologia Refidim em Joinville, na disciplina Comunicação. O roteiro foi adaptado pelo pastor Márcio Batista com as inserções dos efeitos e trilhas.

Por: Pr Márcio Batista



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista, diretor do Mídia Cristã,  de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários