Entrevista com Pr Paulo Barbosa


Conversamos com o escritor e bloguista, pastor Paulo Barbosa, conhecido como "Paulo Barbosa - Um cego na Internet". Milhares de pessoas recebem via e-mail suas reflexões através de listas de e-mails. 


Paulo Barbosa é Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia e Pós-graduado em Advanced Leadership pelo Haggai Institute de Cingapura. Fundou, em 1996, após ficar cego, o Ministério Para Refletir que envia, até hoje, mensagens em Português, Espanhol e Inglês, para todo o mundo. Um trabalho ininterrupto que já alcançou e abençoou milhões de vidas.


Portal Mídia Cristã: Pastor Paulo Barbosa seja bem-vindo ao nosso portal e conte-nos sobre seu chamado ao Ministério?

Pr Paulo Barbosa: Foi logo após minha conversão, em 1974. Eu tive uma visão, estranha, que contei a uma pessoa experiente da igreja. Ela me explicou que Deus estava me chamando para um ministério missionário. A princípio relutei mas vi que não poderia resistir a um chamado tão forte como aquele. Logo a seguir fui para uma Faculdade Teológica onde me formei Bacharel em Teologia. Fiz dois cursos de pós-graduação, um da Califórnia, USA e outro em Cingapura, no Haggai Institute. Durante meu preparo teológico, trabalhei na Operation Mobilization, dos navios Logos e Doulos, no CEBIMI, Centro Brasileiro de Informação Missionária, onde fui Editor da revista Koinonia Missões para 27 países e na AMTB, Associação de Missões Transculturais do Brasil, onde tive participação ativa, e secretário Executivo da WEC  International, Missão AMEM no Brasil. Desde esse início até hoje, nunca deixei de trabalhar em missões.


Portal Mídia Cristã: Qual foi o motivo que o levou a pregar através da internet?

Pr Paulo Barbosa: Após meu curso avançado de liderança, em Cingapura, tive um princípio de catarata e durante uma pequena cirurgia, o médico cometeu um erro e rasgou minha retina. Fiquei completamente cego. Pensei que meu chamado havia encerrado, mas Deus me falou bem claro que devia continuar meu ministério através da net. Fui o primeiro missionário a pregar pela internet, quando ainda não havia internet comercial no Brasil. Eu desenvolvia meu ministério através da Rede Nacional de Pesquisas, entre universidades.


Portal Mídia Cristã: Um erro médico fez com que seu ministério fosse totalmente mudado o seu foco na evangelização, mas, o seu trabalho ganhou uma grande visibilidade no Brasil e o mundo. Louvamos a Deus pela sua vida, você não importa a voz do evangelho e motivação espiritual para muitos pastores e obreiros no Brasil. Como o seu ministério sobrevive hoje? (Recursos financeiros).

Pr Paulo Barbosa: Desde o início de meu ministério, mesmo antes de ficar cego, eu já havia feito um propósito diante de Deus de viver apenas de ofertas voluntárias. Quando comecei meu trabalho na net, esse propósito foi mantido. Eu vivo há mais de 40 anos apenas de doações dos amigos da net. Apesar de ser muito incerto, não me arrependo de minha decisão. Às vezes isso me aflige, me deixa angustiado, triste. Muitas vezes os custos são maiores do que as receitas. Mas não desisto. Continuo meu trabalho com muita alegria e louvor a Deus. Acredito que nenhum trabalho, por maior que seja o salário, poderia me dar mais prazer do que esse trabalho que faço. E antes de minha conversão, aos 21 anos, eu já era Gerente Financeiro de uma das maiores indústrias do Brasil, com um salário invejável. Mas, não alegrava o meu coração como o trabalho atual.


Portal Mídia Cristã: E neste momento de pandemia, as contribuições tem cobrindo suas despesas nesse momento difícil?

Pr Paulo Barbosa: As dificuldades financeiras já vinham dos tempos anteriores à pandemia. Agora, talvez, seja mais difícil, porque muitos têm suas próprias dificuldades. Mas, o Deus que me chamou é o mesmo e eu continuo confiando plenamente nEle.


Portal Mídia Cristã: Quem desejar então acompanhar mais de perto o seu ministério e ajudá-lo, sendo um contribuinte voluntário, qual o procedimento?

Pr Paulo Barbosa: Basta entrar em contato com meu ministério e eu darei todas as informações. As contribuições podem ser feitas através do PIX, de depósitos bancários, de aquisição de livros físicos (tenho 11 livros publicados), através dos livros digitais, baixados da net. Os contatos podem ser feitos através das páginas, por whatsapp, por telefone.


Portal Mídia Cristã: Pastor Paulo Barbosa, sabemos que milhares e milhares de pessoas têm sido tocadas através do seu ministério, pode nos relatar alguns testemunhos de pessoas alcançadas através desse árduo trabalho missionário?

Pr Paulo Barbosa: Sim, tenho milhares de emails contando o que Deus faz através desse trabalho diário. Posso citar alguns poucos, marcantes, que mexem muito com meu coração de servo de Deus:

1. Uma mulher, passando por séria aflição, decidiu acabar com sua vida. Foi ao trabalho para arrumar sua mesa e tudo que tinha lá. Antes de voltar para casa, olhou o computador e ao abrir os e-mails, viu uma mensagem do Para Refletir que dizia: "Você não vai morrer por causa disso". Ela sentiu Deus falando, mudou de ideia e vive até hoje glorificando o nome do Senhor.

2. Um ateu, que reclamava diariamente para a esposa que um "Bíblia" escrevia para ele mandando mensagens cristãs e que apagava sem ler, muito irado, um dia chegou ao trabalho e foi chamado à atenção pelo chefe. Ficou muito aborrecido por ter acontecido na frente dos colegas e se retirou para sua sala. Ao ler os emails, viu nova mensagem minha e o título era exatamente sobre o problema que havia enfrentado. "Como esse bíblia podia saber o que aconteceria, se mandou o e-mail ontem?" pensou. Procurou ver se havia outras mensagens que não haviam sido apagadas e leu-as todas. A mulher dele me escreveu dizendo: "Para resumir: meu marido ateu se batizou, no sábado passado, em uma Igreja Batista".

3. Uma senhora me escreveu pedindo que orasse pela filha que tinha ido para a Suíça com o marido. Lá, o marido conheceu outra mulher e se separou da filha dela. Ela estava muito preocupada por saber que a filha estava sozinha, há muito tempo, em um país estranho. Pedi a ela o e-mail da filha e, se tivesse, o do ex-marido. Escrevi para ambos e procurei aconselhar da maneira como Deus me orientou. Menos de um mês depois a mãe me escreveu novamente, dizendo que o marido da filha havia voltado para casa, pedido perdão, e estavam indo juntos para a igreja. A separação havia durado anos.


Portal Mídia Cristã: A internet tem sido uma ferramenta importante para comunicação do Evangelho, ainda mais nesse tempo de pandemia. Ela está sendo a ferramenta mais utilizada. Qual a sua opinião a respeito da internet como meio de evangelização?

Pr Paulo Barbosa: Eu sou suspeito para responder a essa pergunta. Faço meu trabalho há 25 anos e os frutos recolhidos durante o período da net são infinitamente maiores do que os dos tempos em que fazia meu trabalho de maneira presencial. Em todas as minhas viagens eu não consegui tanto sucesso como através do Para Refletir. Glórias a Deus.


Portal Mídia Cristã: Desde a década de 90, com o início da internet mundial, você tem visto o avanço da tecnologia como uma oportunidade para a pregação do evangelho?

Pr Paulo Barbosa: Sim. Apesar da tecnologia ser usada, também, para fins ruins, não podemos deixar de admitir que é um canal de grande bênção para o trabalho cristão. Na época dos apóstolos, a Bíblia diz que todo o mundo ouviu sobre Cristo. Com a internet, essa possibilidade é muito maior e não podemos esquecer de que muitos lugares cuja entrada seria impossível, agora é possível com o uso do micro.


Portal Mídia Cristã: Agradecemos a sua participação em nosso portal, e sabemos que muitas pessoas que Deus tem dado condições financeiras, tem agora a oportunidade de fazer parte deste grande projeto de evangelização para refletir. O nosso desejo que muitas pessoas possam engajar-se voluntariamente na contribuição a este ministério. Seu agradecimento aos futuros irmãos do Brasil e o mundo que farão parte deste engajamento missionário?

Pr Paulo Barbosa: O Para Refletir existe para abençoar pessoas e eu agradeço a todos que queiram me dar as mãos para caminharmos juntos pela estrada que conduz à vida abundante e eterna.


Se você deseja colaborar com o Ministério Para Refletir, acesse o site oficial ou entre em contato pelos meios de comunicação:
Celular Claro: +55 31 98419-3721
Telefone USA: +1 407 309-3311 (Magic Jack, via net)
Whatsapp: +55 31 98990-3113
E-mail: m.pararefletir@gmail.com




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Márcio Batista
Foto: (Paulo Barbosa) Reprodução / Divulgação


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Mídia Cristã e demais colaboradores".


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários