Como montar um programa de Rádio


Acompanhe abaixo algumas dicas de como montar um programa de Rádio, lembrando que as informações abaixo foram coletadas no site da Rede Maranatha.

Como conseguir um espaço na rádio local
Um amigo em comum entre você e a direção da emissora facilitará o primeiro contato. Caso não tenha essa “ponte”, vá até a emissora e explique qual é o programa que você deseja apresentar. Se for gravado, mostre o áudio pronto e explique também como o programa será divulgado entre os membros da igreja e a comunidade. Isso pesa bastante. Afinal, toda emissora quer ampliar seu número de ouvintes.

Um bom horário
Não esqueça deste detalhe importante. Os horários nobres do rádio são durante o dia, especialmente pela manhã. Programas religiosos são roteirados aos sábados e domingos, normalmente em horários periféricos. Se for no domingo, prefira entre 7 e 9 da manhã.

Divulgação
Torne o seu programa conhecido. Carimbos, folhetos impressos distribuídos em locais de grande afluência de pessoas, faixas, cartazes, avisos em jornais... Use sua criatividade!

Mantendo o programa
Se o espaço conseguido não for gratuito ou pago pela igreja local, procure patrocinadores de empresas/comércio ou doadores fixos entre os irmãos de sua igreja.

Apresentando o programa ao-vivo
Não esqueça do seu "script", o roteiro escrito do que você vai falar e do que será apresentado durante o programa. O improviso é um risco muito grande de fracasso no rádio, principalmente para iniciantes. O texto deverá estar bem escrito e ser bem interpretado (ao ler o texto você precisa passar a impressão de que está falando e não lendo).

Lembre-se:
O bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.

--------------------------------------------------------------------------------

No site www.radioficina.com.br você vai encontrar dicas interessantes e informações sobre como adquirir os livros “Rádio UP Grade, o Help do Locutor”, “Rádio – Inspiração, Transpiração e Emoção” e o clássico “Como Falar no Rádio”, todos de Cyro César.

--------------------------------------------------------------------------------

Referências: Dicas e Sugestões. Disponível em: http://www.redemaranata.org.br/dicasesugestoes.asp. Acesso em: 18 de junho de 2009. In: Rede Maranatha. 1997.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Mídia Cristã e demais colaboradores".

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Obrigado pela informação tenha um excelente dia
    Fique na paz
    Pr. Andrey Lisboa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas! www.renatosilva.com

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelas dicas; amanhã vou ter minha primeira hora na rádio; é gratuita, mas pretendo desenvolver um programa duas vezes por semana e não tenho experiência nenhuma.

    ResponderExcluir
  4. Legal as dicas, montei uma rádio e TV web para nossa igreja: http://www.ipbanastacio.org/radio-ipbsa/

    ResponderExcluir