Herói da comunicação na igreja: C. S. Lewis


Provavelmente não estou sozinho quando digo que comecei a ler C.S. Lewis na faculdade. Os professores eram brilhantes, e os livros que nos passavam para ler eram difíceis, mas, fascinantes. Estava aprendendo sobre Platô e o desenvolvimento do cérebro humano. Todo dia saia da aula me sentindo revigorado, no topo do mundo…

Enquanto isso, a igreja era uma chatice. Eu ia aos cultos sozinho, as músicas eram chatas e o nosso pastor só pregava sobre os mesmos assuntos.

C.S. Lewis foi quem me deu permissão para pensar sobre a minha crença. Para fazer perguntas, para questionar o que toda a beleza,verdade e bondade do mundo tinha a ver comigo e com Deus. Lewis escreveu apologéticas, poesias, crônicas sobre criaturas mágicas, cartas para amigos queridos, uma autobiografia e muito mais, todas para desafiar e aumentar a fé.

Outras Crenças
Eu me perguntava o que deveria pensar a respeito das outras religiões do mundo, e ele escreveu, “se você é um cristão você não precisa acreditar que as outras religiões são simplesmente erradas”. Ufa, pensei. Que alivio!
“Mas é claro,” ele continuou, “ser um cristão significa pensar que onde o cristianismo difere das outras religiões, cristianismo está correto e as outras estão errados.” Oh, suspirei, terei de pensar sobre isso…

Abrangendo a Humanidade
Nos dias em que eu gostava de fazer exercícios ou sair para jantar com meus amigos mais do que ler minha Bíblia, Lewis era um conforto para mim.”Nossa carne é tão ruim assim?” Eu me perguntava.
“Cristianismo” escreveu Lewis, ”é quase a única religião, entre as grandes religiões, que aprova completamente o corpo – que acredita que a matéria é boa, que o próprio Deus tomou uma forma humana…”

Lidando com o luto
Quando passei por um luto, Lewis agonizou comigo: “É difícil ter paciência com pessoas que dizem que não existe morte ou que a morte não tem importância. A morte existe e é importante. E o que acontece tem conseqüências, sendo isso irreversível. É o mesmo que dizer que o nascimento não tem importância”.

Por que C.S. Lewis é um herói da Comunicação?
Era tudo muito profundo, mas também muito sensato. Lewis não estava chocado ou ofendido com minha perguntas. Ele me levou até elas, falou com autoridade e me deu algo para pensar a respeito.
Existem pessoas em nossos bancos que estão entediadas, que tem perguntas. Não necessariamente pensam que o que o cristianismo oferece é errado ou ruim, mas, nada na igreja, que deve ser o centro da fé, comunica a eles. Talvez sejam artistas e todos os gráficos que usamos sejam feios. Talvez sejam intelectuais, e existam erros de digitação em nosso boletins.

Eles podem querer saber o que a Bíblia tem a dizer, mas nossos pastores estão pregando apenas mensagens bonitinhas e carinhosas.

Qual a historia da sua igreja? Você esta fazendo as perguntas difíceis e fazendo sua congregação pensar? Ou você esta transmitindo um evangelho superficial?

C.S. Lewis foi um ateu por 32 anos até encontrar sua crença. Ele começou amizade com cristãos amorosos, inteligentes e interessantes que separaram um tempo para contar a historia do cristianismo para Lewis de uma maneira linda, através da amizade, da poesia, através de profundas e significantes conversas, comidas, vinhos, livros e outras coisas. E então, Lewis fez o mesmo para várias outras pessoas, como eu.

Fonte: WILLIAMS, Erin. Church Communication Hero: C.S. Lewis. In: Church Marketing Sucks. Tradução: Sepal Digital. Disponível em https://sepaldigital.wordpress.com/2012/03/22/heroi-da-comunicacao-na-igreja-c-s-lewis. Acesso em 15 Fevereiro 2015.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Mídia Cristã e demais colaboradores".

Postar um comentário

0 Comentários