Sonorização para Igrejas


Nós do Mídia Cristã, entramos em contato com Gidenilson Santiago, diretor do Curso de Sonorização para Igrejas. Acompanhe abaixo o bate papo com ele sobre as dificuldades enfrentadas pelas Igrejas diante de algo que é muito importante para a Igreja e que o mal uso dele tem prejudicado os ouvintes.

Mídia Cristã - Como surgiu o Curso?
Gidenilson Santiago - O curso é fruto de um desejo de dividir meus conhecimentos de áudio e sonorização com as igrejas especificamente. Sou músico antes de ser técnico em sonorização. Desde que comecei a tocar nos grupos de louvor nas igrejas por onde passei, em todas elas a principal reclamação que se tinha não era o ministro de louvor, nem os músicos, mas era justamente o som.
Antes de me especializar em áudio, fiz muitas compras desnecessárias para melhorar o equipamento de som. Em uma igreja chegamos a trocar a mesa esperando um boa melhoria, mas ficamos frustrados ao perceber que o resultado sonoro praticamente não mudou. Então comecei a ler e fazer cursos sobre sonorização. Logo percebi que existiam poucos livros na língua portuguesa sobre o assunto, e que a maioria dos bons livros eram em inglês. Com o tempo fui adquirindo conhecimento para olhar um sistema de som numa igreja e detectar os problemas a serem resolvidos.
O desejo de compartilhar esse conhecimento me levou a ministrar cursos presenciais de sonorização de igrejas. Ministrei esses cursos nos anos 2000 até 2002; nesse tempo a internet banda larga era totalmente escassa no Brasil.
Em 2014, com a internet já bastante difundida resolvi estruturar um curso online. Esse formato está dando oportunidade para muitas pessoas que não poderiam vir fazer o curso na minha cidade, além disso, o preço de um curso online é mais baixo que um presencial.

Mídia Cristã - Quais as principais dificuldades do som de uma Igreja?
Gidenilson Santiago - 1. Baixa inteligibilidade; 2. Cobertura sônica irregular; 3. Excesso de volume; 4. Monitoração de palco e 5. Microfonia.

Mídia Cristã - O que é necessário para melhorar o som de uma Igreja?
Gidenilson Santiago - É preciso identificar os problemas citados e suas causas, e com isso atacar as causas uma a uma, ou seja, a melhoria do som de uma igreja começa com o correto diagnóstico dos problemas.

Mídia Cristã - Quem pode participar deste Curso?
Gidenilson Santiago - Qualquer pessoa que trabalhe na equipe de som da igreja, ministros de louvor e músicos. Quanto à escolaridade, não há nenhuma restrição, mas, é aconselhável que a pessoa pelo menos esteja cursando o ensino médio.

Mídia Cristã - Quais os principais objetivos deste curso?
Gidenilson Santiago - 1. Capacitar o aluno a diagnosticar os problemas eletro acústicos da sua igreja. 2. Capacitar o aluno a propor estratégias para a tratar os problemas. 3. Capacitar o aluno a operar de forma consciente. 4. Orientar o grupo de louvor quanto ao uso e posicionamento de microfones.

Mídia Cristã - Existe uma diferença entre uma mesa analógica e uma mesa digital? Explique.
Gidenilson Santiago - A principal diferença é que a mesa digital recebe sinais analógicos, converte-os em digital. No universo digital o sinal é tratado, distribuído, mixado, recebe efeitos e etc.. Depois disso tudo, a mesa converte o sinal digital e entrega novamente um sinal analógico nas suas saídas. simplificadamente o sinal analógico é uma corrente alternada, enquanto que o sinal digital é uma sequência de zeros e uns. O universo digital é praticamente imune a ruídos. É mais fácil tratar o programa sonoro no âmbito do universo digital. Mesas digitais oferecem features interessantes, tais como automação e operação à distância com um ipad, tablet, iphone ou celular.

Mídia Cristã - Como você vê o Ministério de Som na Igreja?
Gidenilson Santiago - O ministério de som geralmente é parte ou está junto do ministério de louvor. Mas, sempre é um ministério que tem a função de servir nos bastidores. A dificuldade de encontrarmos bons técnicos de som na igreja é que o acesso à informação nessa área não é tão fácil como para um músico ou cantor. Em todas as cidades existem muitos professores de guitarra, bateria, violão voz e etc., mas, quantas escolas de som existem na sua cidade? Na maioria dos casos, nenhuma. Assim o Ministério de Som fica muitas vezes refém do que o vendedor de equipamentos de sonorização sugere para a sua igreja. Mas, é claro que temos muitas igrejas, geralmente as megas igrejas, que investem na preparação do ministro de som.

Mídia Cristã - Por que que o pastor de uma Igreja deve investir em um curso como este?
Gidenilson Santiago - Porque a Fé não vem pelas paredes, não vem pelos bancos, não vem pela pintura, não vem pelos instrumentos, mas vem pelo ouvir. Mesmo com todas as mudanças pelas quais as igrejas passam, uma coisa continua sendo a mais importante de todas: a Palavra. Uma igreja pode não ter louvor, mas não pode ser igreja sem a ministração da Palavra. Investir no som é investir diretamente na Palavra que é pregada. Um som de baixa qualidade torna a mensagem cansativa para os ouvidos.

Mídia Cristã - O Técnico de Som é o profissional capacitado não só a operar um sistema de som, mas também a instalar, desinstalar, ajustar e projetar sistema de sonorização ao vivo? É isso?
Gidenilson Santiago - Sonorização não é a operação da mesa de som ou mexer em botões, mas envolve todo o sistema eletro acústico. O resultado final de um som passa por várias áreas de conhecimento. É preciso conhecer um mínimo de acústica, eletricidade básica, áudio e percepção auditiva.

Mídia Cristã - A importância do trabalho de sonorização de Igrejas?
Gidenilson Santiago - A importância do trabalho de sonorização da igreja é a importância que se dá para que a Palavra seja bem ouvida.

Mídia Cristã - Como participar do Curso?
Gidenilson Santiago - Para participar do curso é preciso acessar o site www.somdaigreja.com.br, onde estão todas as informações. Depois, é preciso fazer uma pré inscrição no próprio site, feita a pré inscrição, nós enviamos as informações de como pagar e efetivar a inscrição no curso.

Mídia Cristã - Obrigado pela entrevista
Gidenilson Santiago - Para finalizar, gostaria de agradecer imensamente ao pastor Márcio Batista por nos dar essa oportunidade de conversar sobre sonorização de igrejas e apresentar nosso trabalho. Muito obrigado pastor e que Deus o abençoe!

Entrevista realizada pelo pastor Márcio Batista, gestor do site Mídia Cristã.

"As opiniões ditas pelos colunistas e/ou entrevistados são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Mídia Cristã e demais colaboradores".




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários